Entidade gestora atuará diretamente com o Poder Público municipal na criação de um plano de trabalho e construção de um Termo de Cooperação.
O atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) na cidade de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, dá início a um novo ciclo de maior participação das empresas e fortalecimento institucional.
O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER atuará diretamente com o Poder Público municipal na criação de um plano de trabalho que fortaleça execução e comprovação da Logística Reversa, além de contribuir diretamente para a estruturação de um Termo de Cooperação entre as partes.
Em reunião neste mês de julho com o secretário de Meio Ambiente do município, Miguel Sperling, foi acertado um cronograma fixo de reuniões. O primeiro passo foi apresentar e discutir as adaptações necessárias do Plano de Comunicação do IBER para a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido. A ideia é replicá-lo em Sapucaia do Sul, promovendo o engajamento de outros setores econômicos.
Os trabalhos de articulação institucional e suporte legal às Prefeituras promovidos pelo IBER têm posicionado a cadeia de baterias chumbo-ácido como uma das mais engajadas no País na expansão do atendimento à PNRS e melhoria do ambiente de negócios nos municípios brasileiros.
A entidade tem contribuído tanto para elaboração de ferramentas e mecanismos de fiscalização e controle mais próximos da realidade de cada cidade, quanto com ações de orientação e engajamento, passando pelo desenho de ajustes necessários na legislação.