Evento virtual realizado com representantes da Bosch, empresa associada ao IBER, é estratégico para atendimento das obrigações do acordo setorial. Além de aproximar toda a cadeia produtiva e ampliar o entendimento das empresas do setor, reforçará o cumprimento das metas do Acordo Setorial e Termos de Compromisso.
Estar próximo de seus associados e atuar, de forma integrada, para expandir o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com todos os parceiros comerciais, distribuidores e revendas das empresas é trabalho prioritário para o IBER e seus associados. Nesse sentido, foi realizado neste mês de abril um Webinar em conjunto com a Bosch para treinar representantes regionais e demonstrar a importância da adesão das empresas ao sistema de Logística Reversa do IBER, único no Brasil que atende a PNRS para a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido.
O encontro virtual envolveu representantes comerciais de todas as regiões do Brasil, que atendem distribuidores multimarcas ou exclusivos da Bosch. Os webinars com distribuidores de fabricantes e importadores associados são parte estratégica das ações de Comunicação desenvolvidas pelo IBER para atendimento do acordo setorial e termos de compromisso vigentes.
Esse foi o primeiro de uma série de Webinars que serão realizados com os distribuidores das empresas, que têm participado de forma ativa no entendimento do cenário ambiental e engajamento para atendimento da PNTS junto a seus parceiros. As empresas puderam visualizar a importância do sistema para a logística reversa de baterias e os ganhos como a proteção à sanções e fiscalizações e promoção de seu trabalho de logística reversa junto à cadeia, uma vez que estão em dia ou se enquadrando à legislação ambiental atual.
É fundamental que distribuidores e revendas compreendam que a Logística Reversa tem como premissa a responsabilidade compartilhada e que neste contexto o IBER atua apoiando e representando suas empresas associadas. Na prática, segundo a PNRS, cada empresa, de cada elo da cadeia produtiva, tem responsabilidades e necessidades que precisam ser atendidas. Dessa forma, a entidade gestora desenvolveu soluções que permitem a otimização do processo das empresas, além de comprovar o atingimento das metas de destinação ambientalmente correta dos resíduos e garantir a participação de todos os elos da cadeia.
Todos devem realizar ações de comunicação, controle e comprovação por meio de entidades reconhecidas pelos órgãos ambientais e o IBER é a entidade gestora responsável por conduzir esse processo junto aos órgãos competentes e do setor de baterias chumbo-ácido nacional.