IBER apresenta sistema de logística reversa a fabricantes do Paraná para atender exigências da PNRS

No dia 20 de outubro passado, o IBER realizou um workshop para várias empresas do setor de baterias chumbo-ácido no Auditório do Aspen Park Trade Center na cidade de Maringá, Paraná. Como já foi  divulgado durante a FENIBAT 2017, o IBER – Instituto Brasileiro de Energia Reciclável foi criado, por exigência dos órgãos ambientais, no ano de 2016 para ser uma Entidade Gestora do Sistema de Logística Reversa do setor de baterias chumbo-ácido e realizou este encontro com o objetivo de apresentar o IBER, a todas as empresas do setor, como uma alternativa para o cumprimento da lei 12.305/10.

A partir do termo de compromisso firmado com o Estado de São Paulo em dezembro de 2016, o IBER foi incumbido da responsabilidade de gerir o sistema de baterias chumbo-ácido e representar a indústria e comércio perante as autoridades ambientais deste estado.

A Diretora Executiva do IBER, Amanda Vieira Queiroz Schneider, iniciou a reunião explicando os objetivos do Instituto, além de esclarecer todas as dúvidas surgidas desde a assinatura do Termo de compromisso e divulgação da associação às empresas interessadas.

A Entidade Gestora (IBER) tem por objetivo atuar, de forma independente, no sentido de integrar as ações individualizadas já realizadas atualmente pelos fabricantes desta cadeia, apoiando a sua implementação, monitorando, acompanhando, auditando e sistematizando estas ações de forma a compor um Sistema com viabilidade para atuação em todo o Brasil e reconhecido pelas autoridades ambientais.

Também foram tratados e esclarecidos aspectos jurídicos através do especialista em Direito Ambiental e consultor jurídico do IBER, Tiago Andrade Lima.

O evento teve a presença de empresários, advogados, consultores ambientais, engenheiros e gerentes de inúmeras empresas de vários Estados, entre elas: Baterax, Baterias Paraná, Bakcel, Bat´s, Bianchini, Cargo, DMSEG, De Paula & Panasolo Adv., Eletran, Inbracell, Exgranger, HMA, Interbat, Formax, Jet, Júpiter, K&F, Leoplac, Real, Sumesa e Zoche.

O IBER se compromete a realizar novos eventos como este para continuar esclarecendo, apoiando e ajudando os fabricantes de baterias e demais atores da cadeia.

Comentários