Plano de resíduos enviado à Cetesb para atendimento à Decisão de Diretoria 76/2018

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, publicou a Decisão de Diretoria nº 076/2018/C no dia 03 de abril de 2018 que, em síntese, determina a obrigatoriedade de apresentação do sistema de logística reversa das empresas da cadeia de baterias chumbo ácido, sob pena de não obtenção da licença ambiental.

Como consequência, todos os empreendimentos licenciados pela CETESB tiveram que que apresentar os seus planos de logística reversa para garantirem sua regularidade e acesso às licenças ambientais.

As empresas que fazem parte da entidade gestora IBER estiveram isentas dessa obrigação, uma vez que o próprio IBER apresenta seu plano consolidado, representando a cada um de seus associados.

Com isso, no último dia 01/10, o IBER entregou o Plano de Logística Reversa da entidade.

Apresentar individualmente suas informações, expõe sua empresa e demanda um esforço contínuo de comprovação e custo que podem ser realizados de forma compartilhada através de uma entidade gestora. A entidade possui abrangência nacional e o entendimento contínuo das expectativas de cada órgão ambiental.

Em breve, os demais estados da federação adotarão essa mesma exigência em seus territórios. Faça sua admissão e fique tranquilo com suas obrigações ambientais.

Comentários