IBER assina Termo de Compromisso de logística reversa com Alagoas, o primeiro na região Nordeste

O IBER lidera o movimento crescente de adoção de melhores práticas ambientais no Brasil, firmando com o Alagoas o Termo de Compromisso para logística reversa de baterias de chumbo-ácido.

No Nordeste, Alagoas é o primeiro Estado a dar esse passo fundamental para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Os comerciantes varejistas, grandes consumidores Pessoa Jurídica, fabricantes, importadores, distribuidores e recicladores de Alagoas passam agora a ser acompanhados quanto a comprovação da coleta e destinação ambientalmente correta das baterias inservíveis, podendo reportar os dados para o sistema do IBER para a certificação e reconhecimento na PNRS.

A assinatura do termo foi celebrada como um marco pelas autoridades ambientais alagoanas. São signatários do Termo de Compromisso a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), representado pelo seu presidente Gilton Lima. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), através do secretário Fernando Pereira; o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), por meio de seu diretor-presidente Gustavo Lopes; a Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat) e o IBER. 

“A ferramenta do IBER e o seu modelo de certificação são estratégicos para demonstrar quais as empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade. Cumprindo com suas obrigações e aperfeiçoando seus processos de logística reversa para atingir patamares de excelência. Vamos agora iniciar o projeto aqui em Alagoas, acompanhar a implementação da lei, monitorar os resultados e fornecer todo suporte necessário para consolidação do cumprimento à PNRS no Estado”, destacou a diretora-executiva do IBER, Amanda Schneider. 

Comentários