No dia 25/09, o IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de MS) publicou no Diário Oficial a relação dos fabricantes e importadores de produtos que estão convocados a comprovarem a implementação de Logística Reversa de Embalagens do ano de 2021.
O IBER comprovou o sistema de logística reversa de embalagens de seus associados para atendimento da legislação, em parceria com a EuReciclo, uma empresa de tecnologia para rastreamento da cadeia de reciclagem de embalagens.
A compensação ambiental é um mecanismo previsto no decreto 11.413/23, com objetivo de equilibrar os impactos ambientais de uma atividade, mesmo que a empresa não possa realizar a coleta e destinação dos resíduos diretamente. O processo de comprovação acontece entre duas partes envolvidas, aqueles que inserem a embalagem no mercado e possuem a obrigação de recolhimento e aqueles que realizam o processo de coleta, destinação final e comprovação da regularidade das empresas contratantes.
Tudo é feito com a rastreabilidade garantida pelas notas fiscais e auditado por empresas especializadas, garantindo a confiabilidade das informações e rastreabilidade de todo o processo pelos órgãos ambientais.
Em 2021 foram inseridos 665 quilos de embalagens de plástico filme que envolvem as baterias novas das empresas associadas e, por meio da compensação realizada, a meta de recolhimento dos associados foi atendida integralmente.
Para acessar o relatório de impacto completo acesse nosso blog ou escaneie o Qrcode abaixo: