Órgão gestor trabalha assertivamente para regularização dos associados na PNRS.
Auditorias internas desempenham um papel fundamental no mundo dos negócios. Elas são um processo crítico para avaliar a conformidade, a eficácia e a eficiência das operações de uma organização. No entanto, realizar uma auditoria interna eficaz requer mais do que apenas um grupo de profissionais experientes; é necessário acompanhamento especializado. O IBER realiza o processo de auditoria de acompanhamento das empresas associadas para garantir que a empresa esteja em conformidade legal com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e com os processos estabelecidos a todos os associados dentro da entidade gestora.
Uma auditoria interna é um processo sistemático de revisão e avaliação das operações, sistemas e procedimentos de uma organização para garantir a conformidade com regulamentos, políticas internas e práticas recomendadas. O processo visa identificar áreas de melhoria, riscos e oportunidades, ajudando a organização a tomar decisões assertivas e aprimorar o desempenho frente ao sistema de logística reversa coletivo.
A PNRS é uma legislação abrangente que estabelece diretrizes, metas e responsabilidades para a gestão de resíduos sólidos no Brasil. A lei aborda questões como a redução na geração de resíduos, a destinação ambientalmente adequada, a logística reversa, a responsabilidade compartilhada, e a inclusão social de catadores de materiais recicláveis quando couber.
Por isso, a equipe IBER passa por treinamentos e conta com auxílio de empresa terceira especializada, contratada para revisão das auditorias e dos processos internos do próprio instituto, reforçando o IBER como um case de sucesso de entidade gestora no Brasil.