No dia 06 de novembro foi assinado o Termo de Compromisso para implementação da logística reversa de baterias chumbo ácido com o Estado de Santa Catarina. Em junho houve tentativa de assinatura, porém por alterações na estrutura do governo teve que passar por nova redação. As organizações que fazem parte do documento são: órgãos ambientais estaduais IMA e SEMAE, o IBER, a federação das indústrias e comércio – FIESC e a ABRABAT.
O novo TC traz metas de recolhimento e metas geográficas alinhadas com as propostas do Plano de logística reversa, apresentado para atender o acordo setorial nacional e traz inovações criadas a partir das lições aprendidas com outros estados.
Além disso, o IBER participará ativamente do programa estadual Penso, logo destino, parceria entre estado, municípios e entidades gestoras que tem trazido resultados expressivos para o crescimento do sistema em todo o estado.
Ainda, no dia 07 de novembro o IBER participou do encontro estadual do Programa, que ocorreu em Nova Veneza, e recebeu o reconhecimento estadual, por meio do prêmio Formiguinha, pela iniciativa de fechar parceria com estado através de um documento formal e atividades desenvolvidas para envolver todos os responsáveis no processo de logística reversa previsto pela PNRS.