Atualmente 70% do volume total se resíduos que circulam no país se encontram nas regiões Sul e Sudeste. O Iber possui termos de compromisso com praticamente todos os estados, com exceção do Espírito Santo, com o qual as negociações caminham em ritmo avançado.
Na região sudeste do Brasil o IBER já representa 60% do mercado total de baterias chumbo-ácido. Os números são significativos. Em 2022, o índice de destinação do resíduo alcançou 112%, em que foram recolhidas, ao todo, 6.484.211 baterias inservíveis o que é equivalente a 116.716 toneladas.
Além de ser representativa em relação à quantidade de baterias movimentadas, também é uma região significativa em número de empresas com cerca de 42 mil empresas que movimentam baterias de chumbo ácido, representando 44% do total nacional.
O IBER trabalha analisando e priorizando as maiores demandas em nível nacional buscando otimizar os esforços dos órgãos de controle. Por isso, a região sudeste é peça chave para atingimento de resultados na implementação da logística reversa nacional.