Isonomia na comprovação dos sistemas de logística reversa

A isonomia no cumprimento da PNRS (Lei 12.305) está definida desde a sua publicação, em 2010. Para reforçar a obrigatoriedade da comprovação de sistemas de logística reversa adequados, foram publicados o Decreto 9.177/2017 e posteriormente seus artigos foram consolidados no Decreto 10.936/2022 que é o atual regulamento da PNRS.

O artigo 27 do Decreto traz o seguinte texto:

Art. 27.  Fica assegurada a isonomia na fiscalização e no cumprimento das obrigações imputadas aos fabricantes, aos importadores, aos distribuidores e aos comerciantes de produtos, de seus resíduos e de suas embalagens sujeitos à logística reversa obrigatória.

No sentido de ratificar o entendimento, notas oficiais elaboradas pelos setores jurídicos do Brasil estão sendo publicadas indicando que todas as empresas atuantes no mercado de baterias chumbo ácido, independentemente de sua categoria, devem atender às obrigações estabelecidas nos instrumentos jurídicos, como Acordo Setorial e Termos de compromisso.

Para garantir a adequação ambiental e cumprimento das obrigações de sua empresa, entre em contato conosco! O IBER é reconhecido pelo Ministério do Meio-ambiente, estados e municípios de todo o Brasil como a entidade gestora aprovada para o setor de baterias chumbo-ácido. Temos representatividade em todo o território nacional e uma solução simples e econômica para colocar sua empresa em posição de destaque em relação às práticas ambientais.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também:

IBER se reúne com Ministério Público de Santa Catarina
IBER e Espírito Santo
IBER E GAEMA/MPSP de São Paulo alinhados na implementação da PNRS no estado

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.