MTR: Tudo o que você precisar saber para utilização desse documento

O Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR é o documento que garante a rastreabilidade de resíduos com alto potencial poluidor e de interesse dos órgãos ambientais. Para o setor de baterias, o documento é imprescindível pelo fato da bateria inservível ser um resíduo de classe I, ou seja, perigoso.

O documento identifica os elos pelos quais passam o resíduo, sendo eles: gerador, armazenador temporário, destinador e transportadores que participam do processo. Além das empresas participantes, também é informado o tipo de resíduo, estado físico, acondicionamento, classe e tipo de reciclagem em que o resíduo será submetido.

Para o setor de baterias, o processo pode acontecer de duas formas:

  1. Quando o destinador já está definido no momento do preenchimento do MTR.
  2. Quando o destinador ainda não está definido no momento do preenchimento do MTR.

Nesse segundo tipo de reporte (quando o destinador ainda não está definido), todo o processo acontecerá através da emissão de 2 MTRs.

O armazenador temporário assume a categoria de destinador (na primeira etapa) e de gerador (na segunda etapa). Assim, quando o gerador (da primeira etapa) precisa fazer o MTR para a empresa que fará a consolidação de cargas, mas ainda não sabe qual será o reciclador, ele pode utilizar essa configuração do item 2. Para os sistemas que solicitam licença ambiental para cada perfil, a empresa pode informar a licença de operação da atividade que ela já possui.

  • Lembre-se que os Transportadores, os Destinadores e os Armazenadores Temporários a serem selecionados já deverão estar previamente cadastrados junto ao Sistema MTR
  • Empresas que possuem perfil de destinador possuem a obrigação de emissão do CDF e da DMR.
  • Empresas que possuem perfil de gerador possuem a obrigação de emissão da DMR.

Saiba mais sobre MTR e todos os assuntos que envolvem a logística reversa de baterias junto ao IBER. Somos especialistas em acompanhar as exigências legais e auxiliar as empresas em seu cumprimento.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A Importância da Certificação IBER para as Empresas que Desejam Reciclar Baterias de Chumbo-Ácido
Inovação tecnológica na produção de baterias de chumbo-ácido
Protagonismo Empresarial: Liderando a mudança na economia circular e logística reversa

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.