Desafios da Logística Reversa

A diversidade de produtos produzidos é cada vez maior e a demanda e necessidade pela logística reversa diretamente proporcional, seja por produtos inservíveis, para reuso, remanufatura ou pela destinação final correta.

A missão de coletar, transportar, armazenas, processar, selecionar e destinar corretamente os materiais de cada produto exige soluções complexas e que enfrentam barreiras.

Veja alguns dos desafios da Logística Reversa.

1. Conflito de Interesses
Muitos dos resíduos, que deveriam passar por um sistema logística reversa, para garantir o descarte e/ou reaproveitamento adequados, são utilizados indevidamente no mercado por empresas que não possuem licenças ambientais e sistemas de comprovação.

2. Comunicação
Apesar de ter sido criada em 2010, a divulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos é pouco divulgada e difundida. O consumidor final tem pouquíssimo acesso a informação sobre a lei e principalmente sobre a Logística Reversa. Uma comunicação mais contundente por parte de empresas e governo é essencial para que o público esteja atento sobre a importância dessa atividade. Dessa forma, o próprio setor se regula no sentido de destacar as empresas ambientalmente adequadas.

3. Reaproveitamento
O reaproveitamento dos produtos recolhidos precisa ser feito por mão de obra especializada e com tecnologias específicas. Este processo pode garantir produtos com menor custo e evita grandes impactos ambientais. Portanto, rever todo processo operacional para adequar as indústrias para o correto reaproveitamento através da logística reversa é um dos desafios do setor.

Fonte: saniplanengenharia

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.