Há alguns anos, o país que apresentava muitas dificuldades no tema, se tornou referência na Europa. Durante o evento houve palestras e visitas técnicas a diversas empresas e entidades que atuam na implementação da legislação ambiental no país, inclusive apoiando na crise energética que acontece no continente, em função da gerra entre Rússia e Ucrânia.
Walter Plácido, diretor geral da Lavoro Solutions envolveu uma extensa rede de profissionais de destaque, dentre eles, o ex-ministro de meio ambiente de Portugal, o qual palestrou sobre as principais estratégias de implementação de gestão de resíduos sólidos considerando as necessidades existentes no Brasil.
Na área de responsabilidade compartilhada, o IBER visitou a ERP, entidade gestora que atua com eletroeletrônicos e baterias de chumbo-ácido e íon-lítio.
O evento também contou com diversos profissionais dos órgãos ambientais do país como MMA, secretarias estaduais e órgãos de controle estaduais o que contribuiu para a discussão de necessidades e soluções para as ações em andamento.