IBER inicia projeto de implementação da logística reversa do setor conforme a PNRS nos municípios do Paraná

Marcos Chaves, secretário executivo do grupo R20, órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios paranaenses para a implementação das legislações referentes aos resíduos sólidos, participa deste projeto fornecendo orientações e experiência para o alcance dos objetivos. Além disso, coordena um piloto com o município de Marechal Cândido Rondon onde é responsável pelo setor de resíduos da cidade.

Uma vez que o piloto seja concluído, os resultados e propostas serão apresentadas a todo o Grupo R20. Com este planejamento, a atuação do IBER ganhará escala nos municípios paranaenses e na evolução do processo de atendimento das obrigações junto ao comércio.

Conforme o termo de compromisso assinado em dezembro de 2021, comércios atacadistas e varejistas têm a obrigação de executar suas obrigações de acordo com os requisitos definidos nos instrumentos legais.

Para auxiliar os municípios e empresas sediadas localmente, o IBER fornece um modelo de gestão ambiental, que garante a comprovação da logística reversa de maneira integral.

Com poucos cliques, os gestores ambientais poderão ter acesso às informações dos seus municípios e com isso poderão formular políticas públicas e procedimentos que colaborem para a preservação do meio ambiente e cumprimento da legislação.

Para varejistas a associação é gratuita. Para distribuidores é cobrada uma pequena taxa que inclui diversos serviços como a certificação para atendimento legal, acesso à ferramenta de acompanhamento, treinamentos e assessoria sobre o processo de logística reversa.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.