IBER debate os desafios da execução e comprovação da Logística Reversa em Conferência internacional

Entidade gestora compartilhou sua expertise e inovações na gestão e certificação do atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos das suas empresas associadas.

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER marcou presença na I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), realizada no Recife, capital de Pernambuco. A analista ambiental da entidade gestora de baterias chumbo-ácido, Stefannie Germano, participou do painel que debateu sobre “Métricas e parâmetros para avaliação dos programas de Logística Reversa”, compartilhando a expertise e as inovações do IBER na gestão e certificação do atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos às empresas associadas.

Stefannie detalhou como, através de uma plataforma com tecnologia de ponta, as empresas fabricantes, importadoras, recicladoras, distribuidoras, comerciantes enviam seus dados mensais de vendas de baterias novas, a partir das notas fiscais emitidas no período, e informam o volume de produtos inservíveis coletados.

“Nós geramos um índice de Logística Reversa da empresa, cruzando essas estatísticas e avaliando a participação da empresa no cumprimento das metas estabelecidas, tanto pelo Acordo Setorial firmado com o Ministério do Meio Ambiente, quanto pelos Termos de Compromisso que possuímos com os mais diversos Estados. O grande desafio é a conscientização e engajamento das empresas e também das pessoas físicas da importância da destinação ambientalmente correta e comprovação da operação dos resíduos que um dia foram produtos”, explicou.

O debate contou com a participação de representantes de diversos segmentos da Economia Circular: Fernando Rodrigues, diretor-Executivo do Instituto Rever; Caroline de Oliveira Morais, geógrafa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; Thais Fagury, Diretora executiva da Prolata Reciclagem; e Ricardo Abussafy de Souza, Gerente de Logística Reversa do Programa Dê a Mão para o Futuro; com a mediação de Dione Manetti, CEO da Pragma Soluções Sustentáveis.

A CIRSOL aconteceu entre os dias 16 e 18 de março. Correalizada por 16 instituições de grande relevância que, unidas, promoveu o debate sobre a Gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?
Novo decreto no estado do Espírito Santo e assinatura de Termo de Compromisso

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.