Você sabia? 78% do volume total de baterias com condições de reaproveitamento estão inseridas no sistema de logística reversa do IBER

Por ano, o Brasil produz cerca de 27 milhões de baterias automotivas, que geram 400 mil toneladas de chumbo com condições de serem reaproveitados. O IBER contribui diretamente para o cumprimento e comprovação da destinação ambientalmente correta desse e de outros componentes, atendendo às obrigações ambientais vigentes.

Você sabia que são produzidas cerca de 27 milhões de baterias automotivas por ano no Brasil? E que esse volume gera, anualmente, 400 mil toneladas de chumbo com condições de serem reaproveitados pela própria indústria de acumuladores de energia.

Para ajudar no cumprimento e comprovação da destinação ambientalmente correta desse e de outros componentes das baterias, como o ácido e o plástico, o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER congrega atualmente 78% desse volume dentro do seu sistema coletivo de logística reversa.

Hoje, o IBER conta com 235 empresas associadas, sendo 20 fabricantes, 11 importadores, 10 recicladores, 18 comerciantes, 2 operador logístico, 4 montadoras, 2 centros de distribuição e 168 distribuidoras de baterias chumbo-ácido.

A admissão das empresas está em franca expansão, uma vez que, em 2021 o desenvolvimento da ferramenta de gestão foi finalizado para todas as categorias. O IBER trabalha ainda em um aplicativo para ajudar o setor, incluindo varejistas e consumidores, a obterem informações relevantes para a destinação de seus resíduos e comprovação da logística reversa de suas empresas.

A entidade atua na implementação, gestão e melhorias do sistema de logística reversa empresarial trabalhando para que haja constante evolução, preservação da qualidade e a confidencialidade dos dados inseridos em sua plataforma.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos: uma visão profunda da PNRS
O impacto ambiental das baterias de chumbo-ácido: conheça os riscos e saiba como reciclar responsavelmente
Nova Portaria n° 1.011/2024 que traz o escopo principal do Relatório Anual de Resultados dos Sistemas de Logística Reversa.

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.