Entidade gestora participou de workshop online que debateu a necessidade de construção de acordos de cooperação para ampliar a implementação da Logística Reversa no estado.
Traçar novas rotas e construir, em conjunto, os avanços na legislação necessários para alavancar a implementação da logística reversa nos municípios de São Paulo. O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER participou na última semana do Workshop online de Logística Reversa e regionalização, promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que contou com a participação de mais de 130 pessoas de Prefeituras e Consórcios Municipais paulistas.
O objetivo do evento foi aproximar entidades gestoras como o IBER dos órgãos intermunicipais para discutir projetos, desenhar termos de cooperação e atuarem em sinergia na definição de um trabalho sustentável e alinhada com a legislação vigente para destinação de resíduos sólidos. Hoje, dos 645 municípios paulistas, 297 integram consórcios.
O próximo passo, pactuado no workshop, é uma interação ainda mais próxima entre IBER e Consórcios Municipais para elaborar uma estratégia para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) nos distribuidores e comerciantes varejistas.
O IBER contribuirá tanto para elaboração de ferramentas e mecanismos de fiscalização e controle mais próximos da realidade de cada cidade, quanto com ações de orientação e engajamento, passando pelo desenho de ajustes necessários na legislação.
Hoje, os municípios já possuem iniciativas de cooperação técnica e apoio institucional com o Estado de São Paulo que já resultaram em 14 planos de trabalho em andamento.