IBER fortalece interlocução com municípios para ampliar atendimento à PNRS no Brasil

Prefeituras e órgãos municipais têm se reunido com a entidade gestora para discutir as soluções de implementação da PNRS em suas esferas, realizar adequações em suas legislações municipais e pavimentar caminho para o acompanhamento dos sistemas de logística reversa dos comércios.

Em um movimento estratégico de contribuir para que os municípios brasileiros implantem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER tem intensificado reuniões de trabalho e a discussão com Prefeituras e secretarias de Meio Ambiente municipais. Neste início de 2021, já foram promovidos encontros com as gestões de Pindamonhangaba e de Santo André, em São Paulo; e em 2020 com Londrina e Toledo, no Paraná.

“Temos percebido um interesse crescente dos municípios, que reconhecem que a atuação do IBER é essencial para ajudar nessa jornada e de que o trabalho em parceria é promissor para a construção de uma política ambiental municipal que reconheça as empresas que estão cumprindo com a lei e identifique as que precisam melhorar seus processos para estarem em dia com a legislação ambiental”, comenta a diretora executiva do IBER, Amanda Schneider.

As Federações da indústria e do Comércio como as Fecomércios, a FIESP  e a FIESC têm contribuído ativamente para este processo. Um dos caminhos possíveis é a estruturação normas específicas para validar os processos de logística reversa de comerciantes do setor. Projetos-piloto estão sendo estruturados em parceria com os órgãos municipais. Para alcançar esses objetivos, o IBER contribui com a análise das mudanças necessárias na legislação.

Em todos os encontros têm sido confirmado o potencial de uso do sistema do IBER pelas autoridades municipais. Isso torna possível o acompanhamento e a consulta, em tempo real, da regularidade das empresas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?
Novo decreto no estado do Espírito Santo e assinatura de Termo de Compromisso

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.