Ambientalnoticias

Indústria mundial de baterias reforça compromisso com a Sustentabilidade

2 Mins read

A indústria mundial de baterias formou uma aliança global em prol da Sustentabilidade e por condições ainda melhores de trabalho para seus trabalhadores. Acompanhando as discussões cada vez mais dominantes no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, a cadeia produtiva de baterias de chumbo-ácido traçou uma série de diretrizes para alcançar redução dos impactos ambientais em um cenário que aponta para aumento na demanda pelo produto nos próximos anos.

A consolidação de sistemas regulamentados e eficientes de logística reversa é uma das prioridades. No Brasil, o IBER é protagonista do Acordo Setorial, lidera a assinatura de Termos de Compromisso e Resoluções com diversos Estados brasileiros e vem fortalecendo os mecanismos de comprovação da regularidade de seus associados junto à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O acordo firmado entre Battery Council International (BCI), the International Lead Association (ILA), Association of Battery Recyclers (ABR) e Association of European Manufacturers of Automotive, Industrial and Energy Storage Batteries (EUROBAT), prevê a criação de metas e indicadores que assegurem aprimoramentos contínuos para reduzir os níveis de exposição ao chumbo e os impactos ambientais de sua produção e processamento.

“Haverá uma corrida que ampliará a competição por insumos no setor e que potencialmente pode levar a um ligeiro crescimento do segmento de reciclagem ainda sem regulação”, contextualizou o comunicado divulgado pela Battery Council International (BCI).

O objetivo é ampliar o compartilhamento de boas práticas. Hoje, Estados Unidos e Europa reciclam 99% das baterias produzidas anualmente. Em outros países do mundo esse percentual ainda está distante. Diante disso, representantes dos fornecedores de chumbo, da indústria de baterias e dos recicladores apresentaram sete diretrizes para gerenciamento ambiental do material:

  • Apoiar a produção de baterias sustentavelmente responsável;
  • Definir metas progressivas e compartilhamento continuo de melhores práticas para gerenciar a exposição ao chumbo;
  • Adotar política de responsabilidade com cadeia de fornecedores;
  • Reduzir o impacto ambiental dos produtos de toda cadeia produtiva;
  • Reforçar o trabalho de responsabilidade social junto às comunidades impactadas pelas operações, respeitar direitos trabalhistas e humanos e combater a corrupção em todas as suas formas;
  • Adotar maior transparência com stakeholders estratégicos;
  • Ampliar parcerias com públicos estratégicos e autoridades ambientais governamentais para compartilhar expertises e potencializar a reciclagem de baterias de chumbo em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Related posts
AmbientalDestaquesLogística Reversanoticias

IBER amplia sinergia com consórcios municipais de São Paulo

Entidade gestora participou de workshop online que debateu a necessidade de construção…
gestãoLogística Reversanoticias

Auditoria dos dados de Logística Reversa mostra evolução da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido

O trabalho é realizado pela consultoria Apter avaliou informações de empresas associadas…
AmbientalLogística ReversaServiços

Associados podem contar com IBER para comprovar logística reversa retroativa e renovação do licenciamento junto à CETESB

Determinação da autoridade ambiental de São Paulo, para que sejam comprovadas as…
Receba as
novidades do Iber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *