A logística reversa de baterias chumbo ácido em âmbito nacional e nos Estados

Após a celebração do Termo de Compromisso para implantação do Sistema de Logística Reversa no âmbito do Estado de São Paulo, o IBER inicia o processo de discussão do Termo de Compromisso nos demais Estados da Federação e do Acordo Setorial em âmbito nacional.

O setor adotou esta estratégia para que os Estados participem do processo de implantação da logística reversa em seus territórios, sem relegar a necessária visão sistêmica, em âmbito nacional, que o tema demanda.

Com a celebração dos Termos de Compromisso nos Estados e do Acordo Setorial em âmbito nacional, o setor pretende uniformizar as obrigações para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes varejistas de modo que o Sistema seja implantado de maneira mais célere e benéfica ao meio ambiente. Em todas as tratativas, os fabricantes estão devidamente representados pela Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais – ABRABAT e os distribuidores e comerciantes pela Confederação Nacional do Comércio e suas respectivas Federações.

No âmbito do Acordo Setorial, as discussões com relação à proposta apresentada pela ABRABAT foi iniciada e a expectativa é que, ainda no ano de 2017, o Acordo seja firmado com o setor trazendo segurança jurídica para todos os atores da cadeia.

Comentários